domingo, 27 de maio de 2012

Intoxicação por anti-inflamatórios não esteroidais

    
     A automedicação é um sério problema enfrentado pela medicina humana e que também está presente na medicina veterinária, principalmente entre cães e gatos. Devido à proximidade com os mesmos, é com certa frequência que se registram casos de intoxicação por analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, tranquilizantes e antiparasitários.
     Dentre as medicações, os anti-inflamatórios são os maiores causadores de intoxicação e dentre os animais, filhotes, idosos e felinos são os mais propensos por apresentarem metabolização diferenciada. Além disso, filhotes, assim como crianças, são curiosos e podem ingerir medicação por acidente, aumentando a incidência de casos.
     Felinos acabam sendo vistos como cachorros pequenos e sendo medicados da mesma maneira. No entanto são espécies diferentes, gatos têm a metabolização bastante diferenciada, lenta para diversas drogas, intoxicando-se mais facilmente.
    Animais idosos são mais propensos  a se intoxicarem por excesso de medicação prescrita e pela função alterada de vários órgãos.
     Os anti-inflamatórios não esteroidais que comumente intoxicam cães e gatos são: ácido acetilsalicílico (AAS), diclofenaco potássico, diclofenaco sódico, paracetamol, ibuprofeno, cetoprofeno, carprofeno e naproxeno.
     Sem dúvida o diclofenaco potássico (Cataflan®) e diclofenaco sódico (Voltaren®), são os mais utilizados tanto em cães como em gatos, porém os primeiros são mais acometidos. Trata-se de uma medicação de uso rotineiro por proprietários e facilmente comprada, causadora de gastroenterite hemorrágica grave, podendo levar o animal a óbito devido ao quadro intenso de vômito e diarreia com sangue. Estes animais podem desenvolver insuficiência renal aguda.
     Gatos são facilmente intoxicados por ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Doril®, Melhoral®), por não realizarem sua metabolização hepática de forma adequada. Também podem intoxicar cães, mas os gatos são mais acometidos devido à demora na metabolização do medicamento mesmo em doses adequadas, podendo levar cerca de 44 horas, enquanto nos cães duraria em torno de 7,5 horas. Animais intoxicados podem apresentar febre, vômito com ou sem sangue, perda de apetite, respiração acelerada, fraqueza muscular, convulsões, icterícia, podendo levar a morte. Felinos também não metabolizam adequadamente dipirona (Novalgina®, Lisador®, Dorilen®), amplamente utilizada para nós humanos e cães, sendo susceptíveis à intoxicação.
      Paracetamol ou acetaminofen (Tylenol®, Parador®) é altamente tóxico para gatos. Esta espécie possui baixos níveis da enzima responsável pela metabolização final do paracetamol, gerando uma quantidade elevada do metabólito tóxico que não é inativado, causando lesões hepáticas e na hemoglobina presente nas hemácias. Cães toleram a medicação em doses adequadas, quando elevada pode causar lesões no fígado. 
     Gatos intoxicados podem apresentar anemia hemolítica, na qual ocorre destruição de hemácias; sangue na urina (hematúria), com presença de hemoglobina; língua com coloração azulada (cianose); vômito e edema das patas, além do quadro de intoxicação hepática aguda, apresentando letargia, anorexia e perda de peso.
     Ibuprofeno (Advil®, Artril®), Cetoprofeno (Profenid®), Carprofeno (Rimadyl®) e Naproxeno (Naprosyn®) são anti-inflamatórios e analgésicos comumente utilizados para as osteoartrites. O ibuprofeno e o naproxeno podem ter metabolização lenta favorecendo a formação de úlceras gástricas e gastroenterites graves. O cetoprofeno e o carprofeno em doses elevadas podem causar gastrite, problemas em fígado ou rins.
      Os sintomas da intoxicação são semelhantes aos já descritos para os demais anti-inflamatórios.
     É importante ressaltarmos que medicações de uso veterinário também podem intoxicar quando administradas em doses elevadas, em pequeno intervalo entre as dosagens e quando fornecida aos animais que já apresentam perda de função renal e/ou hepática.
      A falha na fiscalização da venda de remédios, a não exigência de prescrição, a automedicação por parte do proprietário que não procura por auxílio veterinário e a propaganda feita pelos laboratórios de medicação a quem não entende do assunto, favorecem que ocorra a intoxicação. Cabe a nós, profissionais da área, esclarecer aos proprietários dos riscos a que estão expondo seus animais.
      A melhor prevenção é não medicar animais sem orientação veterinária!
      Diante de qualquer quadro de intoxicação é sempre importante procurar por um profissional especializado para tentar reverter o problema o quanto antes. Somente um médico veterinário é apto a fazer qualquer tipo de procedimento visando à desintoxicação.


Referência
NOGUEIRA, R.M.B., ANDRADE, S.F.. Manual de Toxicologia Veterinária. “Intoxicação medicamentosa e por drogas ilícitas ou de abuso”. Págs. 244-251.1ª edição. Editora ROCA, 2011.

56 comentários:

  1. Boas informações, tenho gatos e já me peguei buscando na minha farmácia algo de analgésico que pudesse dar a um deles, mas não o fiz. Sei da importância da opinião de um veterinário, mas umas dicas de emergência seriam importantes, internet tem em todo lugar e a qualquer hora, mas um veterinário, infelizmente não.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Em resposta ao comentário acima, indago: Veterinário se acha em qualquer horário, desde que o proprietário esteja disposto a pagar pelos serviços. Mas a internet é mais barata e prática, pois não precisamos sair de casa.
    Se você valorizar o profissional que estudou, pelo menos 05 anos, e está de plantão para atender e salvar o seu animal, certamente você vai quebra esse paradigma.
    Não espere o animal piorar ou morrer por automedicação, o custo e as consequências podem ser muito maior.
    Como diz o ditado: "O brasileiro só põe o cadeado depois que é roubado"
    Abç

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade humanos ''Profissionais'' que estudaran 05 anos deixan outros da sua mesma espécie morrer por nao ter uma convenio que cubra tal atendimento, nao seria interessante se assim com em
      computadores o proprio dono resolvessem os problemas, porem ja vou guardando um dinhinho para o caso de meu gato precisar de um que estudou por 05 anos ta

      Excluir
    2. Meu cachorro foi medicado por veterinário de antinflamatorio mas teve forte reação de vômitos e sangramento. Quase morreu.

      Excluir
    3. O problema é que cobram preços altíssimos e não são todas as pessoas que podem pagar. Além da consulta os medicamentos também são caros.Se houvesse mais amo.

      Excluir
    4. Se pelo menos amor pagassr conta... Veterinário é um profissional como qualquer outro e precisa pagar contas, além de valorizar os anos de estudos e dedicação!

      Excluir
  3. Por mais que tenha anos de experiência clínica, se o profissional só conhece os cães, o atendimento e prescrição pode matar um gato! Hoje minha gata de 16 anos com insuficiência renal levou uma injeção de cetoprofeno e está agora com pupilas dilatadas e completamente tonta, não sei o que vai ser dela. Hoje é domingo e só encontrei um veterinário de plantão numa cidade de mais de 600 mil habitantes! É nas emergências é que se descobre a ausência de bons e verdadeiros hospitais veterinários para socorrer os nossos miaumiiguinhos...!

    ResponderExcluir
  4. Achei um filhote de gato muito gripado e me disseram p dar cataflan .... Vou parar c a medicação ... Mas o q posso fazer p ajudar o gato não tenho condições p pagar um veterinário ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha um animal se não tem condição de cuidar dele! Isso chama-se posse responsável!

      Excluir
    2. então simples mente por não ter condições ele jogaria a animal no lixo ne seu maldito cancerigino.

      Excluir
    3. tem gente que é sem noção né? prefere ver um animal abandonado, jogado ao léu, sofrendo maus tratos, fome, frio, sede... do que uma pessoa de bom coração adotar, que por mais que não tenho condiçoes de pagar um veterinário, tenta ajudar o bichinho... falo isso pq já me encontrei nessa situação e já salvei muitos bichos, só que pesquiso muito...

      Excluir
  5. Estou c um filhote de gato q achei na rua muito gripado e me indicaram dar cataflan infantil 1 gato de 8 em 8 hs... Não tenho condições de pagar um veterinario... Não sei o que fazer p ele melhorar ... Mas vou parar c o cataflan q já estava dando a 3 dias mas como estava c medo de medica dei apenas uma gota por dia em vez de dar de 8 em 8.... O que posso fazer p ele melhorar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o gato tá lascado, pois ninguém faz nada s/ ser remunerado.
      Procura uma ONG e deixa o animal p/ eles cuidar.
      Mesmo assim não acredito que será fácil.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Sem ser remunerado pode ser, mais cobrar os olhos da cara meu amigo é que fica difícil, pois a população em sua maioria não tem o poder aquisitivo dos ricos pra pagar absurdos de consultas, medicamentos e tudo o mais que a maioria das clinicas veterinárias cobram, isso porque sabem que tem tal diploma, Graças a uma veterinária que estudou anos a minha gata está bem, fui ajudada por uma Doutora que tem sua clinica vinculada a uma ong e ajuda pessoas sem condições de arcar com custos caros o tratamento de seus animais, estou desempregada e minha gata estava com Piometra avançada, se não fosse ela, com certeza estaria morta, pois ela é uma das poucas profissionais que são donas de clinicas que fazem cirurgias a baixo custo, ajudando algumas ongs, a minha saiu 60,00 reais, duvido se você faz a esse preço, e por esse motivo esses ditos profissionais que estudaram 5 anos, não por amor, mais por dinheiro, querem processa la. Sabe por que? Preferem cobrar caro e deixar os bichos morrerem, a ter que cobrar barato e salvar vidas, e olha, ela não é nada pobre por fazer isso viu? A clinica dela é numa área nobre da cidade de Fortaleza, onde só os ricos moram, e nem por isso, mesmo sobre a revolta dos seus colegas e de um processo ela deixou de fazer o tratamento, que se ela quiser faz de graça!!! Afinal ela estudou % anos e faz do que ela aprendeu o que quiser. Ela além de muito dinheiro, tem maior riqueza do mundo que é um bom coração, estudou todos esses anos e nem por isso deixou de fazer um valor justo a quem não tem condições de pagar o que a maioria quer, indico ela hoje para todos, aos que podem pagar altos valores e aos que não podem. Profissional que honra o que aprendeu age assim, ganha dinheiro mais ajuda também quem nunca pode bancar os estudos e não tem como pagar os valores "NORMAIS" que as clinicas pedem com o seu animal, mas os amam mais que tudo! Deus a abençoe em tudo! Eternamente... e aos que assim são como ela. Ao dono do Blog Parabéns também, pois cheguei aqui exatamente pra esclarecer minhas duvidas quanto ao medicamento humano que devo usar, apesar de ela ter também me dado uma vitamina para a minha gata, ela me receitou remédios que eu não estou podendo comprar no momento, não tenho cartão e nem estou trabalhando como já falei, se eu tivesse como pagar não faria questão de economia, cada medicamento custa 25,00 reais, Obrigada pelos esclarecimentos! Tenho dó de quem só visa a grana, pra mim o pior dos miseráveis.

      Excluir
    5. Infelizmente amor não paga conta no final do mês. Que bom que encontrou alguém já com dinheiro suficiente que pôde te ajudar. Mas essa não é realidade da maioria dos veterinários. Se trabalharem apenas por amor, amanhã quando chegar conta de luz, água, telefone e supermercado, como fica?? Será q o supermercado vai aceitar pagamento de amor?? Vc já pediu carona pra um taxista??Pediu consulta de graça pra um médico?? Não tem como arcar com os custos de um animal??? É bem simples: NÃO TENHA UM!.

      Excluir
    6. nossa que resposta politicamente correta a sua !!!!! parabens, vc deve ter condiçao p tratar como se deve, mas e quem nao tem? e geralmente o que ocorre e, quem mais tem amor ,nao tem dinheiro, e quem tem dinheiro nao liga muito, os veterinarios sao mais caros que medicos de humanos, nao precisam atender todos de graça, todos sabemos q eles tb tem contas p pagar mas poderiam atender pelo menos uma vez por semana em alguma ong ou na prefeitura das cidades ja que dizem ter um amor imenso pelos animais, muitos sao mercenarios como os medicos, que so visam dinheiro, agora e muito facil falar p nao ter , sinismo do grd, pois quem tem amor nos animais nao aguenta ver um animal abandonado ,sofrendo e nao fazer nada, auto medicar os animais como os humanos, e arriscado mas na tentativa de curar fazemos qualquer coisa, mas depois q sabemos do risco nao faremos mais ,MAS AGORA ENTAO JA Q VC E O OU A SABE TUDO, O QUE FAZER ENTAO? DEIXAR O ANIMAL MORRER ? ABANDONAR? POR NAO TER CONDIÇOES DE PAGAR UM VETERINARIO? VCS SAO BEM SINICOS ISSO SIM! AGORA SE OFERECER P AJUDAR NUNCA VI NINGUEM , NEM VETERINARIO Q ESTUDOU 5 ANOS MUITO MENOS OS SABE TUDO DA INTERNET!!!! E ESSES SITES DE VETERINARIOS E SO P FAZER MARKETING DE SUAS CLINICAS, NINGUEM AJUDA NEM C UMA INFORMAÇAO, NEM SE DAO AO TRABALHO DE REPONDER!!! AAFHH CANSEI DE VCS!!!!

      Excluir
    7. Parabéns pela resposta.e triste né mas é nossa realidade e quando você gasta dois mil em duas semanas e matam teu cachorro como fizeram comigo e tu descobre que a melhor clínica da cidade não presta e só cresce com a morte de animais inocentes .e vê que existe veterinários de clínicas horríveis de assustar a aparência que são os melhores e tem um coração cheio de amor pelo animais e não pelo dinheirovdas pessoas .ele só não salvei meu cachorrinho porque os poderosos da melhor clínica vazia duas semanas que matavam eles aos pouco .

      Excluir
  6. Bom, tenho me ausentado muuuito do blog por conta do trabalho, mas queria esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar, minha intenção nunca foi substituir consultas veterinárias, até mesmo porque preciso delas para sobreviver, rsrs, porém sou a favor de clientes esclarecidos e tento fazer minha fazer parte. Em segundo lugar, a ideia principal é justamente informar aos proprietários o quanto é perigoso medicar um animal sem orientação de um profissional habilitado para isso, se fosse simples e fácil não precisaríamos de anos de estudo para formação e atualizações contínuas para exercer a profissão com qualidade. Infelizmente vivemos em um país onde a medicina não é um direito de todos, fica difícil brigarmos por atendimento veterinário gratuito num país onde pessoas são carentes de atendimento. No entanto, não criei um blog para discutir esse tipo de assunto. Não posso consultar um animal sem vê-lo e muito menos julgar a conduta de um colega, o que posso dizer é que procurem a ajuda de quem seja habilitado para cuidar da saúde animal. O gatinho medicado com "cataflan" com certeza teve maiores problemas por conta da medicação errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por essa sua atitude, são de pessoas assim que precisamos no mundo. Aqueles que amam o que fazem e tem bom coração, não apenas por dinheiro!

      Excluir
    2. entao pra que criou um blog?
      pra conversar fiado?
      me poupe

      Excluir
    3. Pra ORIENTAR, sabe ler não? Volte ao primário o quanto antes. Seu nivel de interpretação tá gritante.

      Excluir
  7. Acho que devemos valorizar os 5 anos de estudo, mais infelizmente nem todos temos dinheiro para pagar os preços abusivos dos veterinários, que não se importam como o bichinho está mal, com dor ou morrendo, só querem dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, minha ideia não é discutir esse tipo de assunto, mas sim orientar aos proprietários de cães e gatos. Cara Betsy, não é justa sua colocação. Assim como vcs, somos pessoas normais e precisamos de dinheiro para sobreviver. Há profissionais para clientes de todo tipo de classe social e acredito sim que a grande maioria dos profissionais mobiliza-se de alguma forma para que preste atendimento a todos. Seria bom de pudéssemos viver fazendo caridade sem termos que nos preocupar com as contas no fim do mês. Lembre-se: posse responsável inclui alimentação, saúde e bem-estar ao animal, portanto, antes de adotar ou comprar um animal verifique se será possível fornecer tudo isso a ele.

      Excluir
  8. Olá Ariane,

    AAS é prejudicial para cães com insuficiência renal e hepática? O meu cão foi receitado com meio AAS para diminuir as plaquetas, mas possui essas duas doenças.
    Peço sua ajuda para esclarecer.
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Ola..dei 3 gotas d tylenol p meu gato q foi atropelado....o q faço???nao tem vetetinário esta hora...por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  10. Ola..dei 3 gotas d tylenol p meu gato q foi atropelado....o q faço???nao tem vetetinário esta hora...por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  11. Ola, o vet passou dipirona para dor a minha cachorra, posso dar lisador?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Perdi minha gatinha Pituxa, com 15 anos, após ter sido medicada por 3 dias com 5 gotas de cetoprofeno, antiinflamatório que provocou nela uma hemorrágia gástrica grave, levando à convulsão em poucas horas, mesmo com a tentativa de uma noite de internação, foi à óbito. A medicação foi receitada pela veterinária Andréia da clínica Nova Late&Mia da Praça Bruxelas n. 89 em SBCampo. Após o primeiro atendimento, liguei várias vezes p a clínica e ela nunca estava, demorou dois dias p dar um retorno. Minha gata estava velha e magra, mas comia normalmente e estava bem clinicamente, viveria por mais tempo, se não tivesse passado pelas mãos dessa veterinária. Espero que ela procure se informar mais, sobre estes medicamentos e não cometa mais este tipo de falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certos veterinários me dão uma raiva!

      Excluir
    2. certos veterinários me dão uma raiva!

      Excluir
    3. Quantas vezes ao dia tu dava cetoprofeno?

      Excluir
    4. essa veterinaria é uma assassina, essa dose foi muito alta!! deveria ter sido 1 gota para 6kg, de 12 em 12horas. Meu gato estava doente e a vet receitou cetoprofeno por varios dias nessa dosagem e ele esta otimo, nao teve problema algum.

      Excluir
  14. meu gato caiu do telhado brigando com outro gato caiu em cima de um vergalhão que atravessou a perna dele,ele estar com um buraco parecendo de arma de fogo,sofrendo com muitas dores fraco e eu não sei o que fazer eu não tenho condições de leva lo ao veterinário pelo que eu li aqui eu não posso dar um medicamento para aliviar o sofrimento dele,já estou ate pensando em sacrifica-lo porque o bicho come uma dor 24hrs por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acontecer isso, procure urgente um hospital veterinário de universidades é mais barato e eles atendem super bem graves emergências, na Usp por exemplo vc pode fazer acordo com consulta e pagar depois, acho que está 60,00 e chegando lá eles fazem tudo que for necessário!! Ah, tem tem 02 hospitais veterinários gratuitos em SP e fiquei sabendo que são nota 10 !! O telefone dos hospitais públicos são 2478-5305 na Ataliba Leonel, 3194 e o outro fica no Tatuapé rua Serra do Japi, 168 tel 2936-4645 gratuitos e muito bons !!

      Excluir
    2. ai que triste! ele já melhorou?

      Excluir
  15. Com certeza o amor é um dos maiores cuidados que um animalzinho precisa, é o primeiro ponto. Gatinhos com gripe precisam tomar Synolox Por 15 dias, pingar colírio tobrex no olho todo dia d limpar com soro e pegar uma caixinha de transporte, vedar todos os seus buracos dê ventilação, colocar o gatinho lá dentro e fazer inalação. Pode cobrir a caixa com toalha também que fica mais fácil fazer inalação. Normalmente com soro e clenil (só um pouco) Ah, e 5 gotinhas de vitamina C de 12 em 12 horas

    ResponderExcluir
  16. estou muito aflita meu gato está com um calombo perto da orelha esquerda, parece uma cachumba sabe, se bem que já diminuiu muito desde que encontrei ele na rua. enfim levei ele ao veterinário. e ele não chegou a nem pegar no gato ao que me pareceu estar com nojo e pediu pra mim ver o que era. olha isso! eu passei a mão mostrando pra ele e ele passou ao que me parece cataflam na hora não me toquei que era remédio pra pessoas mas quando chequei em casa que fui olhar a receita medica. esse veterinário é muito longe da minha casa se não voltaria lá pra pedir explicações e o numero dele tbm não tenho. quando olhei a receita fiquei bem na dúvida aliás ainda estou pq ele escreveu uns garanchos aqui e só da pra entender isso mesmo tô meio sem saber o que fazer? me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  17. Peço desculpa pela intromissão, Dra Ariane, mas julgo que a Dipirona Sodic é muito bem tolerada pelos felinos, desde que seja uma gota por kilo de peso do animal e não ministrada por um longo período. Não sendo um antiinflamatórios, actua apenas a nível da dor e dá algum conforto ao animal. Espero ter ajudado. Não sou vet. Tenho um gato que faz parte da família.

    ResponderExcluir
  18. faz o que voces acharem melhor depois arquem com as consequencias calados , não sou rica mas sempre chamo o veterinario pro meu dog, sempre deu certo ...percam o amor a 100 reais e tratem seu s bichos da maneira correta ,bando de mão de vacas!

    ResponderExcluir
  19. Amores. Meu filho brincando com um dos filhotes da gata q deu cria no meu quintal deu remedio q contem ass na compossiçao. Ja se passaram tres dias. A gatinha deve vomito e esta muito magra e nao quer comer. Teria alguma coisa q poderia fazer por ela?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Dra. Minha mãe com boa intenção deu um diclofenaco para minha cachorra, porquê ela estava mancando muito. Só que ela começou a vomitar e ter diarreia, e não queria comer, dei para ela soro caseiro, ela parou de vomitar e já está comendo bem.Mais ainda está com as fezes muito mole e como se fosse sangue. já se passou 5 dia! O que pode está aacontecendo com ela??

    ResponderExcluir
  21. Cuidado com alguns veterinários, na minha cidade tem algumas clínicas que principalmente os plantonistas não sabem ler bula e não sabem a proporção do medicamento para o animal. Já aconteceu de gatos principalmente morrerem por causa do profissional que não sabe fazer conta e medica seu animal de forma errada. Creio que pesquisar na internet para ter uma base de conhecimento e depois questionar o veterinário para ver se está coerente é uma forma sensata de ambos (veterinário e cliente) resolverem de forma segura a saúde do animal.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Quero compartilhar meu testemunho sobre como recebi meu cartão de caixa eletrônico BLANK que mudou minha vida hoje. Eu já morava na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim, eu tenho que estacionar meu apartamento e começar a dormir na rua. Eu tentei tudo o que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas tudo foi em vão. então eu decidi navegar no meu telefone por trabalhos on-line onde recebi um anúncio sobre os hackers que anunciavam um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer caixa eletrônico em todo o mundo, nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria do anúncio no A internet baseia-se em fraude, então eu decidi provar uma tentativa e olhar para onde isso me levará se ela puder mudar minha vida para sempre. eu entrei em contato com esses hackers e eles me contaram tudo o que eu precisava para obter este cartão, isso é real e não é um golpe que me ajudou. Para cortar a história, esses hackers são especialistas em reparos, programação e execução de ATM, que me ensinaram várias dicas e truques sobre a invasão de uma máquina ATM com um cartão de ATM em branco. Eu solicitei o cartão de caixa eletrônico em branco e foi entregue em mim dentro de 3 dias e eu fiz como eu fui dito e hoje minha vida mudou de um caminante de rua para minha casa, não há MÁQUINAS ATM, este CARTÃO ATM ATM BLANK PODE penetrar em porque ele foi programado com várias ferramentas e software antes que ele seja enviado para você. minha vida realmente mudou e eu quero compartilhar isso com o mundo, eu sei que isso é ilegal, mas também uma maneira inteligente de viver, porque o governo não pode nos ajudar, então nós temos que nos ajudar. Se você também quer este CARTÃO BLANK ATM, eu quero que você entre em contato com o Sr. Wandy através do seu e-mail wandyhackersworld88@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
    retire o máximo de US $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
    dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
    Estou feliz com isso porque recebi meu na semana passada e usei-o para obter $ 150,000. Wesley Mark Hackers está dando
    O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
    é algo legal e também dê um empréstimo à taxa de 2%. Obtenha o seu de Wesley Mark Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
    para (wesleymarkhackers@gmail.com)
    ou watsapp +16315383658

    ResponderExcluir
  25. Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
    retire o máximo de US $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
    dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
    Estou tão feliz com isso porque eu entendi meu na semana passada e usei
    para obter US $ 150.000. Wesley Mark Hackers está dando
    O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
    é algo agradável e ele também dá crédito à taxa de 2%. pegue o seu
    de Wesley Mark Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
    para (wesleymarkhackers@gmail.com)
    ou watsapp +16315383658

    ResponderExcluir
  26. MELHOR MANEIRA DE TENHA BOA MONTAGEM PARA COMEÇAR UM BOM NEGÓCIO OU PARA COMEÇAR VIVER UMA BOA VIDA ..... Corte e leve dinheiro diretamente de qualquer cárter de caixa eletrônico com o uso do cartão programado ATM que é executado no modo automático. email (atmhacker01@outlook.com) para saber como obtê-lo e seu custo. .......... EXPLICAÇÃO DE COMO ESTÁ ESTE CARTÃO TRABALHANDO .......... Você apenas encapsula esse cartão em qualquer caixa eletrônico e ele criará automaticamente um MENU de 1º VAULT $ 1.000, 2 VAULT $ 5,000, RE-PROGRAMMED, EXIT, CANCEL. Basta clicar em qualquer um dos VAULTES e o levará a outro SUB-MENU de ALL, OTHERS, EXIT, CANCEL. Basta clicar em outros e digitar o valor que deseja retirar do caixa eletrônico e você cobrado instantaneamente ... Feito. *** NOTA: NÃO FAZEM O ERRO DE CLICAR A OPÇÃO "TODA". PORQUE SERÁ REALIZANDO TODA A QUANTIDADE DO VAULT SELECCIONADO. email (atmhacker01@outlook.com). Estamos localizados nos EUA, INDIANOS

    ResponderExcluir
  27. Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
    retire o máximo de US $ 50.000 por dia por um período máximo de 20
    dias. Estou tão feliz com isso porque eu tenho a minha na semana passada
    e eu usei isso para obter $ 100,000. William Scot Hackers está dando
    O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
    é algo legal e ele não é como outra fraude fingindo
    para ter os cartões em branco do ATM. E ninguém é pego quando
    usando o cartão. tire o seu de William Scot Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
    para williamscothackers@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Infezlimente não tinha sabedoria sobre o assunto e por descuido não pesquisei e dei cetoprofeno para meu gatinho de 5 anos e infezlimente ele morreu!!!Estou muito triste...😭😭😭

    ResponderExcluir
  29. Quando dou qualquer remedio a meu gati eu tenho sempre uma caixa de carvāo vegetal ativado pide ser para humanos ou vet. Dou carvao quando percebo sintomas de intoxicacao e envenenamento. Ele retira todos os produtos que estao prejudicando o pet.

    ResponderExcluir
  30. Meu gatinho foi medicado por veterinário paguei caro a consulta levei de novo e avisei que o bichinho não estava bem.hoje 10dias depois to enterrando meu gato de coração partido. Alguém me ajuda a entender tanta maldade

    ResponderExcluir
  31. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir